O mundo em 140 Caracteres

6

Category: , , , , , ,

Com a incrível popularidade que a internet alcançou na década que acabamos de deixar pra trás, as nossas atitudes no computador acabariam criando um mundo novo, intitulado de virtual, mas nos dias de hoje, essa divisão praticamente não existe mais. Esses mundos chocaram-se e fundiram-se, dando origem a uma galáxia de infinitas possibilidades conhecida como rede social. O twitter pode ser considerado o ícone das redes sociais. Não somente por ser o irmão caçula, mas por atingir níveis de popularidade jamais explorados por nenhuma outra ferramenta do gênero.




Justamente pelo fato de ter seguidores sem necessariamente ter que seguí-los e contando com a ferramenta Verified Account, que assegura o seguidor de que aquela conta é verdadeira, o twitter virou a brincadeira favorita dos famosos e dos meios de comunicação. Não limitando-se a isso, o micro blog conquistou a todos por sua incrível sensação de ser ouvido. Ter followers na rede, é como ter fãs de suas palavras. Quanto mais, melhor para o ego do usuário. As pessoas sentem necessidade de desabafar, de compartilhar suas ideias com o mundo. E no twitter, através dos 140 caracteres, isso é possível. 
Com tantas funcionalidades, o twitter se tornou uma rede social de peso no mundo todo. Não só com artistas, mas promovendo anônimos, como a Ex BBB Tessália, recebeu o prêmio VMB de twitter do ano, em 2009 e acabou recebendo o convite pra entrar na casa pelo próprio site ou inclusive promovendo protestos como o Fora Sarney ou lutando contra a censura como aconteceu no caso dos conflitos pós eleitorais que ocorreram no irã.

Mas nem tudo são flores, é preciso muita atenção em cada tweet. Alguns deslizes cometidos na rede já repercutiram pelos quatro cantos do país. Sasha, filha da apresentadora e ex atriz pornô Xuxa, que durante a gravação de um dos seus filmes, atualizou o micro blog da mãe com erros de português, o que fez com que seus seguidores massacrassem a garota, através de mensagens destinadas à jovem atriz. Outro caso que é no mínimo curioso, foi o que ocorreu com a cantora Pitty, que ao atualizar seu perfil na rede com uma mensagem onde se dizia "subindo no palco com o ciático zoado", recebeu diversas mensagens perguntando de que banda se tratava e até mesmo de pessoas dizendo "adoro o som deles". Outra característica do twitter é a sensação de que ao deixar o site, estamos "perdendo algo" nos desligamos de informações valiosas. O que faz com que o usuário queira cada vez mais levar consigo a ferramenta. Seja através de palms, smartphones ou o qualquer outra tecnologia.

Independentemente de como é utilizado, o micro blog é um marco na internet e no mundo como um todo. O twitter é daquelas típicas ferramentas da web que são se vê serventia alguma, até que se comece a utilizar e veio pra mostrar que quando o assunto é se comunicar, ele faz isso como nenhuma outra ferramenta. Mas é preciso muita fibra e discernimento a cada mensagem enviada. Qualquer vacilo pode resultar no fiasco da semana e ir parar até mesmo nos trending topics.

Comments (6)

Concerteza o Twitter é tudo isso e muito mais, eu mesmo deixei de ficar visitando sites de noticias como G1, e afins...o que eu quero ler eu escolho no Twitter ! Informação é no Twitter mesmo, agora eu acho inútil pessoas que ficam naquela de "eu tenho 356,965,856 followers" e sigo "256,689,365 usuários", é tanta gente postando que vc nem sabe o que lê !

Realmente o mundo hoje se encaixa perfeitamente em 140 caracteres !

Odeio Twitter. Acho inútil. UAHSDIAUSHD Mas quem sou eu pra julgar né?
Tenho o meu e só entro quando acho muuito necessário. Acho legal poder seguir jornais e se manter atualizado sobre as coisas através do Twitter, mas essa história de contar cada detalhe do dia é demais para mim. E é uma porta aberta para criminosos saberem da sua vida.
Enfim, ganhou muita popularidade e tal, mas nem tudo que se torna popular é assim tão bom.

bjoo Max :*

Eu adoro quando você escreve textos informativos. Eu não consigo desgrudar os olhos da tela, ávida por mais e mais e mais.
:D
O twitter foi um 'boom' na internet. Assim como você mesmo citou, atingiu "níveis de popularidade jamais explorados por nenhuma outra ferramenta do gênero".
O que virá a seguir?
Eu acho bacana a criatividade desse povo. Eles tem tempo. E a gente tem mais ainda, para ficar twittando. Viu? Até verbo tem: tuitar.

Beijo, Má. ♥

@Gastaldelli: Pois é, é como eu disse, as vezes pode ser prejudicial, pois queremos tantas informações de uma só vez que quando saímos do twitter, acabamos com a sensação de que estamos 'perdendo algo'. E em relação ao não conseguir visualizar, as listas vieram justamente pra isso.
Quando minha home page está muito cheia de coisas, eu simplesmente seleciono minha lista 'amigos' e leio os tweets apenas daqueles que eu escolhi.

@Lorrane Fattobene: Realmente, algumas pessoas levam ao pé da letra a pergunta "What's Happening?" e acabam postando bobagens. Eu tento deixar meus tweets menos pessoais possível e mais informais. Algumas informações minhas são postadas e as vezes conversar com alguém por lá pode ser legal, mas "Oi, estou comendo arroz, feijão e ovo frito! Bjs" é bizarro. E aliás, esse tipo de pessoa eu dou "Unfollow" na hora.

@Lina: Que bom que gostou! Fico muito feliz, de verdade! =)
Mas então, o que vem agora?
Já conhece o Buzz?
É a resposta do Google para o twitter. Já que este, se negou a vender seus serviços ao gigante das buscas. E quando falamos em ferramentas Google, é bom dar um crédito.
Mas falando por cima, eu acho que vai continuar assim. Hoje em dia apesar de fazermos as coisas em menos tempo que antes, temos cada vez mais coisas pra fazer e tudo tem que ser ao estilo "fast food".
E é claro, sem esquecer massagear o ego do usuário, lhe dando a oportunidade de ser visto, lido e ouvido por alguém.
Beeeijo

Cara, tu escreves muito bem, sério.
Discorre muito bem sobre qualquer assunto (pelo menos assim percebi pelo o que li aqui).
Twitter... Ô maldito pra viciar, hein? Credo, HUAHAUSHS.
Mas olha... AINDA BEM que eu não sou famosa, estaria perdida, porque twitto cada idiotice e drama no twitter, hehehe.

Fiquei muito feliz com a tua visita no meu blog. ^^
E ainda mais que tu sentes falta dos meus humildes comentários aqui, rs.

Um abraço da @ericona.

Tem selinho pra vc no meu blog *-*
Se quiser, pega lá :)

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails