Homofobia é coisa do passado.

8

Category: , , , , , , , ,

Assim como um retrato egípcio anunciou há mais ou menos 2.400 anos, a homossexualidade não é assunto novo no cotidiano da população, porém, o nicho LGBT tem se multiplicado muito de uns tempos pra cá, isso é fato. Uns ficam assustados, outros repudiam e outros acham até mesmo comum. Mas o que se pode ter certeza é de que eles existem sim e estão lutando cada vez mais por uma igualdade social.



O preconceito infelizmente não é virtude exclusiva dos gays, qualquer raça considerada fora dos padrões dominantes da sociedade sofre preconceito. Foi assim com os índios, com os negros e tão pouco diferente seria com os homossexuais.


A puberdade para um adolescente gay não é nada fácil. É a fase divisora de águas. Quando fica mais complicado vencer o preconceito próprio e mais difícil de esconder seus sentimentos de amigos e familia. Aqueles que vencem a si mesmos, aceitam-se e resolvem enfrentar o mundo, são bombardeados de preconceito, ridicularizados e ignorados como se fossem enfermos. Já os menos encorajados vivem toda uma vida sob a sombra de suas atitudes. Casam, têm filhos e vão pra rua escondidos encontrar-se com parceiros do mesmo sexo, quando não contratam profissionais, como tavestis, gogoboys e prostitutas.


Por muitos anos essa era a vida de um homossexual. Mas nos dias atuais o mundo tem ficado mais aceptível a certas diversidades. Ou os gays estão se assumindo por conta de uma maior aceitação pública ou a população está sendo obrigada a aceitá-los já que a convivência com os homossexuais esta cada vez mais inevitável.


A Famosa Parada Gay que ocorre todos os anos na Avenida Paulista foi um grande passo na luta dos homossexuais contra o preconceito. O movimento que começou em 1997 com apenas 2000 participantes ganhou tantos adeptos que além de se tornar um dos eventos de maior movimento econômico na cidade, em 2007 entrou para o livro dos records como a maior parada gay do mundo, com 3.500.000 participantes.


No próximo mês está para acontecer um fato inédito na luta contra a homofobia. Apoiada pelo governo do estado de São Paulo e pelo ministério da cultura, será inaugurada a primeira escola destinada ao público LGBT do país, na cidade de Campinas. Onde serão ministrados os mais diversos cursos que vão desde artes até formação de Drag Queens. "A Parada (Gay) mostrou que os homossexuais existem. Agora, queremos mostrar que eles falam e têm o que dizer" Foi assim que o professor universitário Deco Ribeiro, um dos idealizadores da primeira escola destinada especificamente ao público LGBT do Brasil definiu a intenção do projeto. E completou: " A escola é um Ponto de Cultura. O fato de os cursos serem abertos a todos e não só a jovens gays é parte da nossa estratégia de combate à homofobia". E pra quem acredita que o projeto não vai se desenvolver, é bom pensar duas vezes, pois todas as vagas disponíveis já foram preenchidas e há até lista de espera para uma possível 'segunda chamada'.


Outro ponto positivo para os homossexuais é o fato de como a mídia, que sempre fez seu papel para a disseminação de valores culturais está indo de acordo com os fatos. Atualmente, seriados como Glee e até mesmo a décima edição do reality mais famoso do Brasil estão dando ênfase para estes assunto e sendo bem aceitos pelos espectadores.


Infelizmente tudo isso não indica que o homossexual está ileso de preconceitos. O grande problema está nas relações familiares. O medo da reação dos pais é um dos motivos que mais levam jovens gays ao suicídio e ao isolamento. Portanto, a comunidade LGBT pode estar longe de uma batalha vencida, mas é evidente que homofobia é coisa do passado e agora é só uma questão de adaptação.

Comments (8)

Infelizmente todo aquele que está fora dos padrões de "normalidade" nunca estará ileso de preconceito e discriminação, mas o modo como o "discriminado" age diante disso é que fará toda a diferença.

Gostei muito do modo como você abordou o tema.
Um ótimo texto, realmente.

Primeiro, eu não vou gastar muito tempo te elogiando porque você sabe que eu adoro o jeito que você escreve.
Segundo, a minha opinião sobre.
Esse assunto foi muito debatido aqui em casa, porque uma pessoa da família se assumiu e a situação virou uma bola-de-neve. Eu acho que se não existe respeito nem dentro das nossas próprias casas, o mundo tá mesmo muito perdido. Não existe culpa. Não tem nem onde colocar culpa. Tem gente que diz que é falta de religião na vida 'desses jovens'. Eu acho tolice. Tem gente que diz que a culpa é da estrutura familiar. Pode ser? Pode. Mas é relativo. Há famílias perfeitamente bem-estruturadas que concebem filhos homossexuais e não veem nenhum problema nisso. Tem gente, ainda, que diz que é doença.
Acho que o mundo tinha que parar de procurar os motivos e praticar a aceitação.
Cheguei em outro ponto.
Acho interessante a inauguração da primeira escola destinada ao público LGBT... Que ÓTIMO que a escola não é só para homossexuais, porque senão os colocaria em evidência e não ajudaria muito na inclusão social. Bela iniciativa.


Li antes de dormir, e eu não sou tão grossa, sou?
Beijo.

Realmente, a sociedade tem que acordar,
o que realmente importa é o carater de uma pessoa,
não o que ele faz em sua particularidade,
independente do rótulo que tenha, hetero, bi ou
homosexual, Ainda assim, pra mim, ser humano,
sendo homossexual ou não, é mais um ser humano.

Belo texto Má, parabéns!

Eu repudio qualquer forma de preconceito, seja racial, seja por opção sexual, de religião...
Tenho amigos gays, negros, orientais, de várias crenças diferentes... Acho que cada um é como é e tem direito de fazer as suas próprias escolhas e ninguém tem nada a ver com isso.
Mas infelizmente não é assim que a maioria pensa :(

@Erica: Esse é realmente o ponto chave. Preconceito é quase que inevitável, mas você pode ficar chorando ou provar que você é muiNão foi nada fácil. Sempre procuro abordar temas que dividem opniões. Mas esse foi um dos que tive mais dificuldade para quebrar preconceitos próprios e escrever com imparcialidade. Foi um desafio que gostei muito.

@Lina: Você é um anjo! Heheh... Mas então, achei que a grande sacada da escola foi mostrar que eles sabem o que é preconceito e não querem que os heterossexuais sofram isso na pele, portanto estão abrindo as inscrições para o público hetero também.

@Joe.Olliver: Isso mesmo. A grande parte das pessoas que criticam e discriminam qualquer raça é porque não têm amor próprio. Pois se o mundo fosse mais empático ele com certeza seria um lugar melhor pra se viver.

@Lorrane: Posso assinar embaixo? Rsrs..

Um grande abraço a todos que comentaram e um MUITO OBRIGADO!

Sou fã de carteirinha desse blog, e esse assunto se não o, é um dos assuntos mais discutidos no mundo e foi muito bem apresentado...
Eu também vou contra qualquer tipo de preconceito...
Porem nessa questão do homossexualismo, creio que à um problema com os próprios, pois a partir do momento que eles usam sua opção sexual para fazer graça, estão sujeitos a criticas e preconceito mesmo..
Acho que cada um tem direito a ser e fazer o que tiver vontade mas de uma forma normal.. sem querer se aparecer... pois aí sim poderão lutar por uma igualdade social.

Max... continue assim... esse blog tem tudo p/ ser um dos mais acessados

@Alexandre: Pois é, existem pessoas que ultrapassam os limites da liberdade de expressão acabam se tornando motivo de chacotas. Mas, como nossa amiga Érica disse no primeiro comentário, é preciso sabe como essa pessoa lida com o preconceito que ela vai sofrer. Muitos dos homossexuais que se tornam travestis, querem mesmo é chocar, querem mostrar ao mundo que podem ser o que quiserem e que ninguém tem nada com isso. Nesse caso. O preconceito é algo que eles fazem questão de sentir.

Que palhaçada é essa?
Eu lí direito?
Formação de Drag Queen?? Escola de Gay como Ponto de Cultura? Que raio de cultura é essa???
É o início da decadência mesmo !!!

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails