A década dos desastres naturais

7

Category: , , , , , , , , , , , , , ,

O ano de 2010 com toda certeza ficará marcado como o ano da destruição e do recomeço pra muitas famílias do Brasil e do Mundo. Desde as menos favorecidas até as dos considerados mais altos níveis da sociedade. Com todo esse bombardeio de desgraças, às vezes eu paro pra pensar no que há de errado com o mundo. Seria tudo isso nada mais que o resultado da fúria do tão temido aquecimento global ou o egoísmo, a ignorância da sociedade em acreditar que a natureza é a principal culpada de tudo isso?


Em São Paulo já desde dezembro do ano passado as coisas não andam bem. Enchentes têm devastado toda a capital paulista e a cidade de Capivari, no interior. No Rio de Janeiro, hotéis e pousadas a beira-mar na turística cidade de Angra dos Reis foram cobertos por deslizamento de terras. Em Agudo, no Rio Grande do Sul, uma ponte que atravessava o Rio Jacuí desabou devido à forte pressão das águas.


No exterior, a Inglaterra vem sofrendo com as tempestades de neve que praticamente pararam o país. O mais novo símbolo da calamidade mundial da década é o Haiti que há pouco mais de uma semana foi vítima de tremores de terras que chegaram ao nível 7 da escala Richter, devastando todo o país.

Essas e outras desgraças públicas que são causadas pelo simples ciclo da natureza têm sido cada vez mais freqüentes, ou pelo menos eu não me lembro de um momento em que houvesse tantas informações a respeito de tantas calamidades causadas pelos fenômenos naturais.

Empreendedores constroem hotéis na orla do mar e em frente há montanhas sem nenhum estudo prévio, famílias constroem casas nas proximidades de córregos, rios e morros, países inteiros são constituídos sob divisas de placas tectônicas e a natureza que é culpada?

É simples dizer que existem pessoas erradas enquanto se está longe de tudo isso, mas o que me intriga é a maneira como as pessoas lidam com esses acontecimentos. Desgraça? Com toda certeza sim, mas a culpa definitivamente não é da natureza. Esta simplesmente tenta continuar seu ciclo que apesar de alterado pela intervenção do homem.

Chuva, neve, sol, terremotos não são novidade alguma para os seres humanos. Apesar de incontroláveis, são extremamente previsíveis . Nesses momentos é que vemos que apesar de dominar toda a extensão do planeta, o ser humano ainda é frágil e dependente do “bom humor” dos fenômenos naturais e lamentar estragos feitos por fenômenos previsíveis é simplesmente chorar o leite derramado.

Comments (7)

É... a gente tem que colocar a culpa em alguém, né?
Sobra pra natureza, infelizmente.
Somos covardes a tal ponto de fazermos as escolhas erradas, no fundo sabendo que são erradas, e depois culpamos quem não tem culpa.
Assim é MUITO fácil!

Concordo com todo o teu texto. Aliás, parabéns!

Eu acho que uma grande parte da humanidade é acomodada.
E é tudo uma questão de perspectiva, sabe? A natureza faz parte de um ciclo universal e não temos meios de pará-la. Mas mesmo assim conseguimos acelerar os processos naturais, ao invés de revertê-los para, no mínimo, as coisas seguirem seus rumos naturalmente.
Pior que não assumir o erro humano-mundial pelo que está acontecendo, é colocar a culpa nas entidades governamentais ou nas crenças. Absurdo, mas algumas populações conseguem colocar a heresia e o pecado como causadores das "desgraças" contemporâneas que acontecem desde que o mundo é mundo.
Se existe um culpado por tudo isso, este culpado envolve TODOS nós. E, se de fato existe culpa, é pela aceleração dos fenômenos e não por eles, em si.

Tou com saudade de você. '-'
Beijo.

@Erica,
É óbvio que a população venha crescendo muito e talvez para controlar tudo isso seja realmente muito difícil, mas a natureza não é a culpada, e sim, no meu ponto de vista, a maior vítima de toda essa história.
Fico feliz com seu retorno. Volte sempre. Um beijão!

@Lina, é por isso que cada vez vemos mais alimentos transgênicos e animais anabolizados introduzidos em nossa alimentação. O consumo é grande e não se há tempo a perder. E sem pessimismo algum, é um cenário perfeito para criação de aberrações. =)

Realmente o nos somos os culpados, o foda que a impressao que da, é que isso vá de mal a pior ! O planeta só tá retribuindo o carinho em nós !

Com certeza Enrico. É triste mas é a realidade.

Não acredito que a natureza seja a principal culpada de tudo isso e sim o modo como o homem vem tratando o planeta desde que surgiu. Não tem sido dado o devido valor à Terra e isso tudo vem em respota, é simples, ação e reação. A Terra não foi criada para habitar o homem, fazemos parte de apenas uma pequena fração de sua história, se muito mais desastres acontecerem a raça humana pode ser existinta, mas o planeta sobreviverá, como já sobreviveu em inúmeras situações desde o começo. Tudo que o ser humano faz à Terra, ele faz a si mesmo.

Adorei o post e muito obrigada por ser meu seguidor *-* estou te add como seguidora agora mesmo
bjoo =*

@Lorrane Fattobene: É exatamente o que eu penso. Se formos analisar a fundo a Terra desde sua origem, veremos que não passamos de uma praga que vive de favor nesse maravilhoso mundo. Só nos resta mesmo é aproveitar o que esse planeta tem a nos oferecer e não criticar seu ciclo natural.

Fiquei muito feliz com seu comentário, um beijão!

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails