Bóris Casoy e o efeito das palavras.

9

Category: , , , , , , , , , , , , ,

A virada da década com certeza trouxe muitas mudanças na vida do jornalista e apresentador Bóris Casoy. Não, ele não foi um dos dois ganhadores da Mega Sena da Virada, somente mais uma vítima do que se pode acontecer com uma personalidade pública quando esta revela sua verdadeira personalidade diante de seus expectadores. Desta vez nem foi preciso o uso do twitter para que o nome do filho de imigrantes russos caísse nas manchetes como a gafe de 2009. Foi ali mesmo, no estúdio de gravação do Jornal da Band, onde o apresentador que marcou na história do jornalismo no país perdeu toda a credibilidade que ainda lhe restava perante as câmeras, ou melhor, os microfones e ao vivo para todo o país.


No dia 31 de dezembro de 2009, logo após anunciar as notícias do seguinte bloco do telejornal, a emissora colocou no ar, imagens de alguns trabalhadores públicos que apareceram na telinha desejando um bom ano. Por mim, a iniciativa da emissora já era um tanto apelativa por ir justamente atrás destes homens que nunca têm o direito de fazerem sua palavra valer durante todo o ano para conceder-lhes a oportunidade de desejar para todos um feliz 2010. Porém, assim que os trabalhadores acabaram de desejar seus votos de felicidade para o Brasil, Casoy tomou conta da cena com comentários ofensivos aos garis que haviam acabado de aparecer. O que nota-se no vídeo a seguir:



"Que merda... dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho..."

Como diria um dos bordões do próprio apresentador, "Isto é uma vergonha!" e o que se pode notar nesse episódio ridículo, é que o descaso com a profissão é tanto que o apresentador nunca se interessou em ao menos aprender a diferença entre um gari e um lixeiro. Alguém já viu lixeiro com vassouras? Chega a ser no mínimo curiosa a hipocrisia de Bóris para com os garis, pois o jornalista sabe o que é sentir na pele o preconceito, já que quando ainda bebê, foi vítima da poliomielite e teve sérios problemas de paralisia até os 9 anos, quando foi para os EUA para operar e recuperar seus movimentos.

O apresentador, através da assessoria de imprensa da Band, reconheceu a ofensa contra os garis e prometeu uma remissão no ar, no mesmo telejornal. O que ocorreu da seguinte forma:


"Ontem, durante o intervalo do Jornal da Band, em um vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, que ofendeu os garis. Por isso, quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band."

Entendo que certamente Bóris foi pressionado pela emissora para desculpar-se da mesma forma em que se expôs, mas estas "profundas desculpas" não removerão da mente das pessoas aquelas palavras que ele sinceramente proferiu no lugar errado e na hora errada.

Desejo-lhe boa sorte, pois tenho absoluta certeza de que suas palavras nunca chegaram, nem chegarão a um número tão grande de pessoas como as ditas por acidente no dia 31. Tomara que sua faculdade não concluída de Direito o ajude a quem sabe correr atrás dos danos que serão feitos em sua honra. Porque sua imagem já está completamente denegrida.

Comments (9)

Pois é... essa é a pura imagem do nosso jornalismo de hoje.

Assim podemos perceber q lá no alto existem pessoa preconceituosas a ponto de humilar trabalhadores honestos.

que tal colocar esse ignorante no lugar desses dois homens de honra q trabalham p/ manter a calçada que ele pisa limpa em vez de deixa-lo engomado falando mal em plena rede nacional.

Assim, que ele use os mesmos objetos para limpar a sua mente preconceituosa!!!

Isso mesmo Alexandre. Falar é fácil, difícil é ser forte como essas pessoas que trabalham duro por coisas que nem nos damos conta do quanto são importantes pra nós.

Na boa né Má cara filhodapiiiiiiiiiiiiii...pedido de desculpas sei sei, não senti nem um ponto de sinceridade nesse pedido quanto na absoluta convicção com que falou no episódio de ontem. Se me perguntassem hoje o que penso a respeito dele?
RESPONDERIA...
À MEDIDA QM QUE VMAOS ENVELHECENDO O NATURAL É NOS TORNARMOS SERES MELHORES, MAIS COMPREENSIVOS, RESPEITANDO NOSSO SEMELHANTE INDEPENDENTE DE COR OU CLASSE SOCIAL, ISSO RESUME, A TENDÊNCIA É CRESCERMOS INTERIORMENTE, EMBORA COM ALGUMAS PESSOAS OCORRA O EFEITO CONTRÁRIO. ALGUMAS PESSOAS QUANTO MAIS ENVELHECEM MAIS HIPÓCRITAS E SUBHUMANO SE TORNAM...
ADOREI A MATÉRIA VC VAI LONGE GAROTO BJAOOO

Confesso que perdi um herói! O fato que mais me afronta nas palavras de Bóris é que eu tinha nele uma reserva moral, uma confiança de opinião, uma sinceridade cortante, mas precisa e realista.
Bóris nos esbofeteou no rosto, Bóris cuspiu em nós, estamos irrepreensivelmente perdidos.
Sim, ele já pediu desculpas (vide youtube) mas nunca mais será o mesmo Bóris forte, puro e jornalista bárbaro que sempre tive na mais alta consideração!
Pena, o Brasil perdeu um jornalista; o jornalismo se fortalece com seus próprios erros!

Continue, corajoso Mateus! A verdade nao existe mas pode ser perseguida! rs =)

Pois é Darlon. Com certeza o Brasil perdeu um excelente jornalista, mas dessa vez vazou, imagine quantas outras vezes ele não deve ter caçoado de nós, meros figurantes do mundo que eles retratam.
Isso me choca e me deixa profundamente magoado com o Bóris. Pra mim ele é mais um, só mais um ser humano sujo que se banha de perfume francês para parecer o que não é.

É por essas e outras que a gente fica com mais medo ainda pela maioria da população que se deixa influenciar cegamente pela mídia.
Olha onde o jornalismo televisivo foi parar!
Acho que todo tipo de trabalho é digno. Seja no mais alto posto de emissora de TV, seja no mais baixo da escala do trabalho, como ele mesmo disse.
E acho, ainda, que essa "superioridade" do Bóris ao dizer essa frase infeliz só serviu para mostrar que ele não é lá grande coisa.
Se um dia ele teve credibilidade, hoje... coitado.
Eu só lamento. E espero que os profissionais que eu admiro do mundo da mídia não me decepcionem tanto.
É frustrante, é revoltante. Tanta inteligência para nada.
Momento "desce do salto e sobe o morro": Quero ver ele pegar a mão num cabo de vassoura e fazer melhor!

Seu texto ficou ótimo, Max. Beijo. :*

Lamentável o que o Bóris disse, uma frase mais do que infeliz, mas é o que ele pensa e essas desculpas que ele deu no dia seguinte, pra mim, não valeram de nada, pois não é assim que ele pensa, não é isso que ele, no fundo, queria dizer/fazer.
O pensamento dele foi exposto no dia 31 e desculpas nenhuma mudarão isso.

Ótimo blog. Lina realmente deu uma ótima dica.

Um abraço.

@Lina: Acredito que se ele realmente fosse de um posto tão alto assim, o que estaria fazendo na B-A-N-D? Canalzinho que realmente não tem nada de interessante, a não ser o CQC que por sinal, eu considero de caráter duvidoso. Aliás, se ele fosse tão bom assim, não teria sido DEMITIDO da Rede Record. Enfim, deixa ele aí achando que é a bola da vez, se bem que acredito que ele deve imaginar o que será da carreira dele daqui pra frente.

@Erica Ferro: Pois é, as palavras do dia 31 foram tão sinceras que qualquer palavra que ele disser agora não terá o mínimo de credibilidade. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado pela sua visita. É realmente muito gratificante ver que algumas pessoas concordam com o meu ponto de vista. Espero que volte mais vezes. Um grande abraço.

Max, eu não acho que ele seja de um posto tão alto. HAUEHUAHE
Eu usei a frase "Seja no mais alto posto de emissora de TV, seja no mais baixo da escala do trabalho (...)" para exemplificar os extremos.
E essa outra: "E acho, ainda, que essa "superioridade" do Bóris (...)", foi irônica.

Enfim, que bom que a Erica gostou. :D

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails