O Poder das Ciberações

3

Category: , , , , , , , , , ,

     Em meados de 2009 o serviço de microblogging Twitter expressou sua primeira revolta pública genuinamente brasileira ao ser o cerne da campanha Fora Sarney, que embora não tenha tido sucesso, mostrou ao país e aos políticos que os brasileiros sabem sim o que está acontecendo lá dentro e estão dispostos ao que for preciso para se moverem e protestar. Hoje, aproximadamente um ano depois do ocorrido, o reflexo dos movimentos sociais eletrônicos continua forte. A proposta é outra, a visibilidade, maior, e a causa parece ser de interesse global. O projeto de Lei ,nacionalmente conhecido como Ficha Limpa, roubou a cena e deixou esperançosos, até os mais pessimistas.


    Pintar o rosto, sair às ruas, bater panelas? Isso é passado! A nova maneira de protestar é bem menos barulhenta e trabalhosa. Num mundo corriqueiro, onde não se há tempo a perder, os internautas encontraram uma solução muito fácil e rápida: as petições online. Tudo o que se precisa fazer é um pequeno cadastro com seus dados, email e está feito. Você acaba de fazer parte de um grupo de mais de dois milhões de ciberativistas que querem mudar o país.

    Para os mais antigos, a ideia pode parecer pretensiosa demais e, de certa forma, é. O ciberativismo é uma ajuda enorme, contudo, ele deve ser utilizado como um acessório na luta pelos direitos sociais. Para um efetivo protesto, faz-se necessário o incômodo das autoridades que podem colaborar para uma mudança; esse incômodo tem que transcender as barreiras da internet e partir pra vida real, e é aí que entra a Avaaz na mobilização a favor Lei Ficha Limpa. O site que já teve campanhas reconhecidas por importantes líderes globais, em sua versão verde e amarela, além de recolher assinaturas de mais de 2 milhões de internautas, disponibiliza números dos telefones e emails dos deputados, para que a população que tem menos tempo disponível e ainda organiza manifestações físicas estratégicas para fazerem-se presentes e atentos a tudo o que ocorre nos interiores da política no Brasil.


    O Projeto de Lei 518/2009 foi um ícone da revolta pública no século XXI, trazendo de volta o sentimento de democracia dentro de cada brasileiro que, assim como eu, colocaram seu nome para fazer parte da maior mobilização da internet. Com quase 2,1 milhões de assinaturas eletrônicas, a avaaz - os brasileiros - e os veículos de comunicação, que mais uma vez tiveram efetivo papel como quarto poder, impuseram tamanha pressão em cima de nossos representantes da câmara e do senado que neste último, a aprovação chegou a ser por unanimidade.

    Embora uma alteração gramatical no projeto tenha causado estranheza por parte dos favoráveis ao projeto, tudo indica que seja aprovado, antes ainda do prazo máximo estipulado ao Presidente da República. Só resta saber se surgirá aí alguma emenda para aliviar os efeitos da lei ou se será aprovada na íntegra, como deveria ser regra em um sistema democrático.

Comments (3)

Olha, espero mesmo que essa nova lei realmente sirva de algo, e que não fique 'só no papel'.

Teus textos são muito bem escritos. Fico sem ter o que acrescentar.

@Erica Ferro: Obrigado amor, é uma honra tê-la por aqui! Beeeijo!

Matheus passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails