A Televisão e os Telebarracos

3

Category: , , , , , , ,

Não nego o fato que eu sou demasiadamente ignorante quando o assunto é Comunicação. Mas a verdade é que as vezes me sinto um tanto quanto farto em relação à qualidade dos meios de comunicação que temos nos dias atuais. Neste artigo em especial, a TV.

Talvez se nosso ilustre Assis Chateaubriand tivesse previsto este fato, teria tido um fim tão desgostoso quanto o do suposto suicídio de Santos Dumont.

Sei que a informação já não é nova mas a saída da apresentadora Regina Volpato do programa 'Casos de Família' me deixa ainda um tanto comovido. Bem, como eu já sabia, a saída dela do programa se deu pelo fato de que o Sr. Silvio Santos queria simplesmente um programa de mais baixo calão a ponto de concorrer de igual pra igual com os já desqualificados programas concorrentes diretos.

Porém, o fato é que não foi simplesmente o Senor Abravanel que quis uma troca de apresentadora, pelo contrário, a intenção era manter Regina, já que isso seguraria seu fiel grupo de fãs assistindo o renovado Programa.


Eu não sou daquelas pessoas fissuradas em programas que fazem superexposição de pessoas banais, pelo contrário, tenho certo preconceito. Acho isso sensacionalismo puro e acredito que não é disso que a Televisão precisa.
Mas o Casos de Família ia muito além. Regina tratava seus entrevistados com uma empatia ímpar. E no final de tudo, após coletar informações com perguntas bem elaboradas e inteligentes, fazia um aconselhamento final que era de dar inveja há muitos psicólogos por ai.

Isso me chamou atenção neste programa. A cumplicidade com que aquela mulher tratava seus entrevistados. A humildade que ela lida com seus fãs. Uma profissional que ama o que faz. Essa foi a Regina que pude notar nestes 5 anos de apresentação do Casos de Família em que me arrependo de não ter aproveitado ao máximo aquelas palavras incentivadoras, de mãe mesmo.


Após experimentar, sem sucesso, fazer os programas ao estilo 'telebarraco', a apresentadora, que mantém um blog na internet, postou algumas palavras de sinceridade para com os seus telespectadores que obviamente estranharam a mudança de estilo e ouso até mesmo dizer, de caráter do referido programa.
"Amigos... Não tenho nada contra entretenimento. Tenho absoluta certeza de que é, sim, possível unir cultura, humor, informação e diversão num mesmo produto para a TV.
Adoro dar risada. Respostas espontâneas, rápidas, inteligentes e bem-humoradas de muitos dos meus entrevistados já me fizeram quase rolar de rir. Rir junto com eles. E não deles. Isso é que me encanta... Gravamos, então, temas seguindo uma nova cartilha. Na minha opinião, nem todos os programas deveriam ter sido exibidos. Mas foram. O último dessa leva nova foi ao ar hoje, 29 de agosto de 2008... Isso tudo tem me tirado o sono... Mas já aprendi a não me martirizar, nem a me crucificar. Olhar para ontem com os olhos de hoje e se punir é burrice. Porém, esse raciocínio não faz com que meu constrangimento seja menor.
Peço desculpas... Sou funcionária, tenho obrigações e deveres a cumprir na empresa onde trabalho. Tudo isso é verdade. Mas numa conversa muito tranqüila e educada, deixei claro que não tenho vocação (nem saúde, diga-se de passagem) para estar à frente de programas nos moldes dos mais recentes. (...)"
Quando li esses trechos eu fiquei emocionado pelo fato de que estas palavras expressavam, certamente, o mais profundo de seus desabafos para com seus fãs. A fim de que estes não se decepcionassem com tais atitudes que não eram de sua índole.
Achei simplesmente o máximo!

Pois é, embora a SBT tenha declarado diversas vezes o interesse em renovar o contrato com a apresentadora, parece que era regra que o programa continuasse com baixarias e Regina, mostrando-se mais uma vez uma mulher de fibra, que preza sua imagem e seus princípios não aceitando a proposta.

É claro que as ações da emissora não seriam contra seus rendimentos. Um programa de barracos deve ter bem mais audiência que um programa educativo. Enquanto isso o Big Brother está indo para sua 10ª edição e a todo vapor. Inacreditável.

É isso que faz o dinheiro da TV girar mais depressa. No famoso estilo Pão e Circo.

Só nos resta esperar a boa vontade dos burgueses da comunicação em disponibilizar um espaço culto, decente para que entre uma baixaria e outra na nossa telinha seja possível obter um pouco de conhecimento decente.

Comments (3)

Caro Matheus Ferreira,
fico muito grata com seus elogios. Agradeço também o comentário que você mandou para meu blog. Feliz 2010!

Abraço,

Regina Volpato

Nossa, que honra receber a própria Regina comentando o meu artigo. Muito obrigado pelo carinho. Isso só prova um pouco mais da sua doce personalidade. Que Deus lhe continue abrindo todas as portas possíveis pois você merecer Regina.
Um grande abraço.

uia...

parabéns aos dois...

p/ Regina pois seu trabalho deve ser reconhecido mesmo...

e ao Max pela grande materia...

Parabpens!!!

Postar um comentário

Faça sua opinião valer tanto quanto este artigo que acaba de ler, digite aqui seu comentário.

Related Posts with Thumbnails